Obras

Santo Amaro – Um Século de Autonomia

By 11 de dezembro de 2019 No Comments

Santo Amaro – Um Século de Autonomia

Obra fruto do apoio e auxílio de instituições e pessoas que ao longo do tempo contribuíram pra que ela se tornasse realidade. Percorremos uma gama de instituições responsáveis pela guarda de documentos de 120 revistas e 1900 atas impressas, publicada pela Revista do Arquivo Municipal de São Paulo – RAM.  E ainda as atas manuscritas e documentos do Fundo Santo Amaro do Arquivo Municipal – A.M.

Consultamos os Balanços e Orçamentos da Câmara Municipal de Santo Amaro de 1833 a 1882 no Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP. Utilizamos documentos e mapas digitalizados de São Paulo e Santo Amaro, do Acervo Aguirra, no Museu Paulista – MP.

Consultamos documentos da Província e Estado de São Paulo e mapas digitalizados do Setor Cartográfico no Arquivo Histórico do Estado de São Paulo. Usamos mapas da Província e Estado de São Paulo e um mapa da Freguesia de Santo Amaro do Arquivo Histórico do Exército – AHEX.

Pesquisamos mapas da Freguesia de Santo Amaro e outros documentos da Igreja de Santo Amaro, no arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Consultamos parte do Acervo da Light, basicamente fotos, desenhos e mapas, na Fundação de Energia e Saneamento.

Os dados sobre crianças expostas enviadas para as amas de leite de Santo Amaro, foram obtidos no Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Queremos agradecer  a atenção e carinho que tivemos na maior parte das instituições nas quais pesquisamos, em especial ao Elzio José da Silva e a Norma Casares do Arquivo Público do estado de São Paulo pelo apoio recebido.

Os conselhos, as críticas e as sugestões do Professor Peralta enriqueceram nosso texto.

                                                                                              Inez Garbuio Peralta

Leave a Reply